Personal Organizer Organização Residencial

Como organizar a lavanderia

Como organizar a lavanderia em 5 passos!

Hoje vamos falar sobre um pedacinho da casa constantemente negligenciado: a lavanderia!

E tem como organizar a lavanderia? Claro que sim!

Organizar a lavanderia além do benefício estético, de ter um espaço “bonito de se ver”, ainda tem o benefício da funcionalidade, pois ter tudo a mão na hora que você precisa irá facilitar a limpeza da sua casa!

Então, vamos ao passo a passo da lavanderia organizada:

#Passo 1: Conheça a realidade

Hora de entender tudo o que você tem por aí! Tire tudo dos armários e coloque e uma bancada. Livre-se de embalagens vazias e de panos velhos.

Se você é do time “camisetas velhas são os melhores panos de chão”, sinto informar que isso é um mito!

Acredite: assim como tem pessoas trabalhando diariamente para melhorar os telefones celulares, há pessoas trabalhando diariamente para melhorar a limpeza da casa também!

Então, vamos aceitar a evolução!

Aproveite a organização para já comprar panos de microfibra, eles sim farão um ótimo trabalho na sua casa!

Você pode estipular cores de acordo com os ambientes, para não misturar panos de limpeza de banheiros com panos de cozinha, por exemplo.

Identifique os produtos que estão faltando para que possa planejar a organização já pensando nos itens que precisa acomodar.

#Passo 2: Prepare o espaço

É bem comum que os produtos deixem resíduos nas prateleiras, então, antes de organizar, aproveite higienizar todos os armários.

Observe tudo o que precisa ser acomodado e identifique os itens que demandam algum tipo de adaptação.

Exemplo clássico: vassouras e rodos. É super comum esses itens serem deixados no chão, atrás de alguma porta. Não precisa ser assim!

Há diversos modelos de ganchos e suportes que podem ajudar na tarefa de organizar esses itens, avalie o modelo mais adequado e a quantidade necessária.

#Passo 3: Categorize seus produtos

Separe os itens da lavanderia de acordo com o tipo de uso, por exemplo:

– Itens para cuidados com as roupas: além do sabão você pode já deixar os saquinhos para peças delicadas, prendedores de roupas e demais acessórios;

– Itens para limpeza de banheiros: além dos produtos, você já pode deixar esponjas e panos devidamente reservados para este tipo de limpeza, além de mais organizado, é mais higiênico também;

– Itens para limpeza de cozinha: sugerimos que escolha cores de panos e espojas diferentes dos utilizados na lavanderia;

– Itens para cuidados com o piso: é nessa hora que você irá se despedir da camiseta velha e guardar direitinho seus novos panos de chão!

#Passo 4: Alocação nos armários

Com todas as categorias identificadas, é hora de colocar tudo de volta aos armários.

Nesse momento, considere os seguintes aspectos:

– Tamanho dos produtos: Há produtos maiores, que acabam restringindo as opções. Comece por eles, para poder manter a categoria correta, e não correr o risco de alocar tudo, depois ter que encaixar o pote grande “no local que sobrou”!

– Praticidade: Coloque nas prateleiras mais acessíveis os itens que você utiliza mais no dia a dia. Por exemplo: os produtos de cuidados com as roupas geralmente são utilizados com mais frequência do que os de faxina, então, garanta o fácil acesso a eles!

Se você for alocar mais de uma categoria na mesma prateleira, uma boa prática é utilizar cestos organizadores para separá-las, assim você garante que essa categorização se mantenha ao longo do tempo!

Passo 5: Identificação

Agora que está tudo no lugar, chegou a hora de colar etiquetas para identificar cada uma das categorias.

É importante para que você lembre com facilidade onde colocar cada coisa, e mais importante ainda se outras pessoas acessam esse espaço, assim todos entenderão a lógica utilizada no ambiente e ajudarão a mantê-la.

E para finalizar, você pode dar um toque especial na sua lavanderia, colocando uma plaquinha com os símbolos de instruções de lavagem, que são fundamentais para entender as instruções das peças, temos um modelo para você baixar clicando aqui!

Agora, é hora de colocar em prática! E, se essas dicas te ajudaram, compartilhe com alguém que também ama ter um lar organizado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *