Meu nome é Priscila Wolff, eu sou Personal Organizer da Just Perfect e hoje estou lançando nosso “Clube do Livro”.
Todo mês eu vou selecionar um livro que te ajude a ter uma vida mais organizada, mais produtiva, mais harmônica, enfim, mais feliz, e publicar um vídeo no nosso canal do Youtube!
E para começar, eu resolvi trazer um livro que já é um clássico para quem gosta de organização!
O livro A Mágica da Arrumação, da Marie Kondo!
Então, o conteúdo desse posto você encontra no vídeo abaixo, ou em texto na sequência, como preferir 😉
Esse livro foi o meu primeiro contato com a organização. Eu sempre conto que, diferente da maioria das Personal Organizers, eu não sou organizada desde criancinha!
Mas organização é uma habilidade treinável, e o meu treinamento começou com esse livro, depois é que eu peguei gosto e fui fazer curso e me profissionalizar!
Pois bem, e o que esse livro tem de tão especial, para ter se tornado um sucesso em todo o mundo?
Técnicas de organização!
Aqui você vai encontrar várias orientações para transformar a sua casa, desde a organização de roupas, até os documentos.
A técnica da Marie Kondo, ou método Konmarie como também é chamado não é o método mais utilizado no Brasil quando se fala de organização profissional, mas é uma boa forma de começar, se você tem vontade de colocar a mão na massa.
Agora, o que ela ensina nesse livro e que eu Amo é a técnica para a realização do desapego. Sabe, aquela seleção de pertences que todo mundo deve fazer de vez em quando?
Inclusive, a técnica que nós desenvolvemos na Just Perfect, que chamamos de Lojinha do cliente, tem como base, a técnica da Marie Kondo.
Vou te dar o exemplo com uma organização do closet.
E ela diz que você deve pegar cada peça de roupa, e, veja bem, não é uma ou outra, ou só aquela que você está na dúvida.
Cada peça que você tem no seu closet deve ser avaliada individualmente.
Você vai pegar a peça e sentir. Avaliar como você se sente em relação a ela.
Em inglês o nome desse livro é “Spark Joy”, que significa algo tipo “Acende a alegria”. A teoria da Marie Kondo, com a qual eu concordo é que você só deve ter na sua casa coisas que Spark Joy, ou seja, que te tragam alegria.
Então, você deve pegar cada peça do seu closet e se perguntar, essa peça me traz alegria?
Vista, olhe pra ela, sinta. Essa peça te faz feliz? Ótimo, coloque-a na pilha de roupas para manter, e passe para a próxima!
Agora, e agora vem a parte que parece loucura, mas prometo te explicar que faz sentido, não fuja!
Se aquela peça não te traz alegria, então você deve conversar com ela e agradecer a tudo o que viveram juntas, e deixá-la ir.
Tipo: Obrigada, você me deixou linda várias vezes, agora é hora de ir!
Ou, sabe aquela peça que você nunca usou? Então, para essa você pode dizer assim:
Obrigada por me ensinar mais sobre meu estilo e me ajudar a perceber que esse modelo não me veste bem, e deixa ir!
E agora eu vou explicar aos incrédulos o porque que eu acho que sim, faz todo sentido conversar com suas roupas, embora eu deva confessar que achei MUITO estranho na época que li o livro!
A verdade é que nós temos um envolvimento emocional com nossos pertences. Ou você vai dizer que você nunca foi na casa de alguém e se perguntou “Por que fulano ainda guarda isso? Meu Deus, isso é tão velho, por que não joga isso fora?!”
Simples: as coisas nunca são só o que parecem.
O nosso relacionamento com as nossas coisas é muito particular. E por mais estranho que possa parecer em um primeiro momento, realmente funciona você encerrar o relacionamento com cada peça que vai deixar ir. Isso te ajuda a “quebrar esse vínculo” e realmente deixar a peça seguir seu rumo e ajudar outras pessoas, ao invés de voltar para o seu armário com alguma desculpa procrastinadora do tipo “pode ser útil um dia”.
Enfim, essa é uma das técnicas que a Marie Kondo apresenta aqui, se você gostou, leia o livro, com certeza vai te trazer ótimos insights para melhorar a organização da sua casa!
Agora, se além do livro, você gostou desse vídeo, peço que deixe seu like aqui embaixo e comente o que achou!
Te vejo no próximo vídeo, ou lá no Instagram!