Personal Organizer Organização Residencial

3 dicas para colocar ordem na vida de quem tem filhos adolescentes!

1. Facilite a expressão

A adolescência é uma fase de autoafirmação, a passagem da infância para a vida adulta, e é super normal que essa “ex-criança”, que até ontem recebia opiniões e orientações, agora queira se mostrar “quase-adulto”, expressando suas próprias visões de mundo.

E aí entram: posters colados nas paredes, itens colecionáveis sobre as bancadas, e todo um kit de personalização desordenada que acaba criando uma sensação de caos no espaço!

A melhor forma de organizar essa expressão toda é criar espaço para ela!

Complemente a decoração com murais onde seu adolescente possa colocar suas ideias e paixões!

Para itens colecionáveis e outras paixões “3D”, use e abuse de nichos e prateleiras, utilize o espaço aéreo para deixar os itens a vista, sem que atrapalhem o uso do ambiente

 

2 – Facilite os bons hábitos

Outra característica normal da adolescência é a “preguiça”, caso você não lembre mais, é muito cansativo ser adolescente! Os hormônios estão a mil, e há uma carga biológica que causa mesmo mais sono e cansaço.

Mas, será que a única solução para as roupas jogadas pelo quarto é esperar os anos da adolescência passarem?

Por favor, não!!!

O que você pode fazer é facilitar os bons hábitos e torna-los o mais “anti-preguiça” possível!

Por exemplo: As roupas sujas ficam no chão, ao invés de serem levadas à lavanderia? Colocar um cesto no próprio quarto pode ajudar muito (sem tampa, por favor! Estamos tentando facilitar as coisas aqui!).

Para aquelas roupas que permanecerão em uso, cabideiros podem ser muito úteis.

E um gancho de parede pode resolver o problema daquela mala de escola sempre largada no meio do caminho!

3 – Crie uma rotina

Rotinas fazem magia na vida das pessoas em qualquer idade – de verdade!

Para os adolescentes se torna ainda mais importante, pois por estarem a poucos passos da vida adulta, já começam a ter certas cobranças, que podem se tornar muito estressantes nessa fase de tantas mudanças.

Ter uma rotina estruturada irá ajudá-lo a ter previsibilidade e até mesmo compreender que ele vai sobreviver a tarefa de matemática, visto que existe uma vida programada após ela na agenda!

Nessa rotina, aproveite para incluir algumas tarefas de manutenção da casa. Adultos precisam ter autonomia e saber cuidar de seu espaço, e a família é nossa primeira sociedade, envolvê-lo nessa dinâmica é treiná-lo para cuidar de si mesmo, e dos outros.

O que é importante nesse passo: Lembre-se de treinar seu filho, ensinar como as coisas devem ser feitas. Não deduza que ele sabe como fazer, mesmo que você tenha feito essa tarefa na frente dele diversas vezes (acredite, ele não estava prestando atenção!).

Adicionalmente: aceite as imperfeições e oriente com paciência, entenda como um processo de desenvolvimento e aprendizado!