Organização de escritório: 4 ideias para ganhar foco e produtividade
Quando o assunto é trabalho, acredite: organização faz toda a diferença! A desordem tem impacto direto em nosso comportamento, e organizar seu espaço de trabalho pode fazer seu tempo e seu trabalho renderem mais!
Para te ajudar com isso, a personal organizer Priscila Wolff trouxe 4 dicas práticas para te ajudar a ganhar foco e produtividade!
#1 Reduza as distrações.
Enquanto você olha para seu computador, seu cérebro está captando tudo o que tem em volta, e a desordem é algo que causa desconforto e, portanto, distração.
Procure deixar sua estação de trabalho organizada e com um visual que te agrade. Há diversos tipos de organizadores para itens de escritório que podem te ajudar nessa tarefa imprimindo sua personalidade no espaço!
Se você trabalha com muitos documentos, pode optar por ter um gaveteiro organizador, ou mesmo uma caixa organizadora que te ajude a tirar de vista o que não está sendo tratado naquela momento.
Há perfis que sentem que precisam deixar tudo a vista para não esquecer o que precisa ser feito. Se você se sente dessa forma, saiba que há formas melhores de manter essas tarefas em mente!
Você pode ter um checklist com cada um dos temas que precisa ser tratado, ou mesmo a anotação em post its.
Pode funcionar muito melhor ter um pequeno quadro com as anotações de pendências, do que uma montanha de papeis que irão bagunçar o visual e causar muita ansiedade!
#2 Planeje sua rotina.
Já começamos dizendo: você tem uma rotina. Todos temos (mesmo aqueles que dizem ter uma vida tão maluca que não conseguem ter rotina!).
Ter uma rotina não é ter um calendário que te diz que horas você deve executar cada atividade.
Sua rotina é a ordem que você faz as coisas, e ela é essencial para seu cérebro facilitar decisões e dar conta de tudo o que tem que fazer.
Já pensou se cada vez que você vai escovar os dentes, precisasse pensar sobre qual lado escovaria primeiro, se faria movimentos circulares ou não, e tudo mais?
Tudo que fazemos exige diversas micro decisões, e para facilitar o processo, seu cérebro cria rotinas, e você segue.
Nossa proposta aqui é que você assuma a liderança de sua rotina!
Se ainda não tem um planner ou agenda, adote um!
Defina o que deve fazer a cada dia e tenha pelo menos 3 grandes objetivos, aqueles que farão com que você sinta que fez o dia valer a pena.
Sabemos que muitos trabalhos exigem atendimento de demandas que surgem durante o dia, mas observe se mesmo essas demandas podem ser organizadas. Nem todos os assuntos exigem resposta imediata e sempre será mais produtivo tratar um assunto de cada vez do que vários ao mesmo tempo. Procure trabalhar a priorização de suas atividades.
#3 Categorize as gavetas
Não negligencie esses espaços!
As gavetas podem ser ótimas aliadas para te ajudar inclusive a manter a escrivaninha em ordem!
Faça uma boa revisão nos itens guardados, avalie o que realmente é útil no seu dia a dia.
Separe os itens criando categorias, para que fique fácil encontrar o que você precisa no dia a dia.
Há organizadores de gavetas que fazem maravilhas para acomodar os itens, de forma que não se misturem quando você abre e fecha, existem vários tamanhos e você pode fazer a montagem da forma que melhor acomodar o conteúdo, considere essa possibilidade!
Na primeira gaveta deixe espaço para os itens de uso rápido, para evitar que você precise deixar tudo sobre a mesa, assim a superfície fica mais livre.
#4 No fim do dia, guarde seus brinquedos!
Não é a toa que as mães passam a nossa infância toda insistindo para guardarmos os brinquedos ao fim da brincadeira! Esse conceito é realmente útil!
Reserve um tempinho para organizar sua mesa de trabalho ao fim do dia.
Irá tomar poucos minutos, mas fará toda a diferença no dia seguinte, quando você chegar e o ambiente estiver organizado e receptivo para que você inicie as atividades!
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